O avanço da tecnologia tem impactado diretamente o desenvolvimento público. São diversos recursos que podem ser aplicados de diferentes maneiras, de acordo com as necessidades do município. Um exemplo é a inteligência artificial, que tem gerado resultados positivos em diferentes esferas governamentais.
Com a implementação de novas tecnologias no setor público, é possível estar disponível para atender as demandas dos cidadãos 24 horas por dia e sete dias por semana. Dessa forma, o atendimento se torna escalável e otimizado, elevando a satisfação da população e elevando a qualidade da entrega dos serviços públicos.
Não é de hoje que a Betha utiliza tecnologias como a inteligência artificial em seus sistemas para proporcionar mais agilidade, eficácia e transparência para o serviço público. São quase 50 soluções voltadas para a gestão pública, desenvolvidas com as principais tecnologias do mercado para contribuir com a desburocratização, aprimorar processos e possibilitar caminhos mais seguros para o primeiro setor.
Continue a leitura e entenda a importância da inteligência artificial nesse contexto e quais são seus verdadeiros impactos para a sociedade. Confira!
A inteligência artificial e seus impactos para a sociedade
Otimizar recursos sempre foi um dos grandes desafios da gestão pública. Seja a nível municipal, estadual ou nacional, a dificuldade em entregar melhores resultados para o desenvolvimento da sociedade — sem a necessidade de investir mais recursos do que o possível — é tido como um problema de larga amplitude.
Com o auxílio da tecnologia, em especial da inteligência artificial, hoje é possível contar com a geração e análise precisa de um grande volume de dados, combinando informações e transformando em oportunidades para solucionar problemas antigos enfrentados pela população.
Um exemplo prático disso foi a funcionalidade desenvolvida pela Betha no sistema Tributos, com uso da Inteligência Artificial, para definir de forma mais precisa o valor venal dos imóveis do município. Dessa forma, é possível contribuir com a prefeitura no aumento da arrecadação de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) sem precisar alterar a alíquota da contribuição.
As análises são feitas a partir da coleta de milhares de dados e do cruzamento preciso de informações como milhares de imóveis e transferências do município, além de anúncios da internet.
A partir disso, com base nas características dos imóveis, estima-se um valor venal. Dados como metragem, bairro, logradouro, tipo de imóvel, pontos de referência, como proximidades a escolas, unidades de saúde, dentre mais de 400 características, são utilizados para chegar a uma estimativa mais real.
Além disso, o recurso conta com um apoio adicional para o servidor, apresentando dados históricos do próprio imóvel ou até mesmo a similaridade com anúncios encontrados pela internet, até porque, a própria demanda do mercado influencia no valor venal do imóvel. Tudo isso torna o resultado da Inteligência Artificial mais transparente.
>>> LEIA MAIS SOBRE O CASE: Garopaba aumenta arrecadação de ITBI com uso de Inteligência Artificial
Inteligência artificial na gestão pública
A inteligência artificial chegou para agregar positivamente na rotina humana, desde ambientes escolares, governos e afins. Como esse tipo de solução, é possível gerar mais segurança de dados, sustentabilidade, transparência nos processos, otimização de recursos e satisfação pública.
Na prática, a Betha sistemas tem direcionado esforços para diversas áreas do setor e proporcionando ganhos expressivos em todos eles. A área da educação é uma delas.
A linha Educação é composta por soluções que permitem uma gerência administrativa e pedagógica das escolas e do desempenho dos estudantes com mais flexibilidade e agilidade nos processos.
Com tecnologia como internet das coisas, reconhecimento facial e inteligência artificial, os sistemas contribuem na busca por uma educação integrada, eficiente e inclusiva.
Veja os benefícios do Educação para a gestão pública:
- Combate à reprovação e a evasão escolar com IA
- Controle de vagas com eficiência
- Integração das escolas com a Secretaria da Educação
- Facilita o planejamento do calendário escolar na rede de ensino
- Centraliza as informações
- Gerencia todas as etapas de ensino conforme BNCC
- Personaliza avaliações
- Flexibiliza a educação de jovens e adultos
- Facilita a tomada de decisões por meio dos relatórios detalhados gerados a partir da Inteligência Artificial
Um dos exemplos práticos disso é o controle de evasão escolar e reprovação com IA. Com esse sistema, é possível indicar quais alunos estão mais propensos a abandonar a escola ou reprovar por meio das análises precisas do software.
Outro exemplo de sucesso da atuação dos sistemas Betha e a da inteligência artificial foi no aumento de receita com a cobrança de multas em Criciúma-SC. Toda a estratégia de cobrança foi feita com suporte do software Tributos. Em menos de três meses, o município arrecadou cerca de R$1 milhão com os pagamentos vindos da campanha de cobrança.
Confira o case completo: Tributos possibilita cobrança de multas e aumenta receita em Criciúma, SC
Veja os benefícios do Tributos para a gestão pública:
- Automatização de processos
- Aderência à legislação relacionada
- Controle dos alvarás de obras
- Integração abrangente
- Agilidade no atendimento ao contribuinte
- Processos de arrecadação simplificados
- Redução da inadimplência
Fonte: Betha